Desde 2016 iniciou-se, na cidade de São Gonçalo, a experiência com um grupo escolar e interdisciplinar de pesquisa, contando com bolsas de Iniciação Científica Júnior do Programa PIBIC Ensino Médio, do PIBIC/UFF/CNPq, obtidas em concurso anual promovido pela UFF. Inicialmente com quatro bolsistas e, atualmente com sete, além de outros estudantes voluntários, o grupo reúne-se semanalmente sob a orientação do Prof. Marcos Veríssimo, doutor em Antropologia, professor da rede pública no referido Colégio e pesquisador do INCT/InEAC. A proposta inovadora de tal experiência é que os professores da universidade orientem os pesquisadores iniciantes tendo como compromisso ouvir o que os bolsistas desenvolveram em suas propostas de iniciação à pesquisa e com seus comentários auxiliar na proposição de seus planos de trabalho (VERISSIMO; FERREIRA; NUNES; RIBEIRO; RAMALHO: 2019). 

Trata-se de proposta de pesquisa que atribui o protagonismo da atividade científica aos pesquisadores iniciantes, ou seja, a estudantes de ensino médio beneficiados com bolsas de pesquisa, sob a orientação de um pesquisador doutor, também professor da Escola. Tal experiência de pesquisa gerou, posteriormente, também sob a Coordenação do Prof. Marcos Veríssimo, e participação de professores e alunos de programas de pós-graduação da UFF (em Antropologia, em Sociologia e Direito e em Justiça e Segurança), a criação do Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica (LEPIC), e seu registro como grupo de pesquisa no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Com esta arquitetura, dados etnográficos do contexto escolar são produzidos, ao mesmo tempo em que os recursos humanos que os produzem são iniciados para pesquisa na fase escolar, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências que poderão contribuir no futuro para seu melhor desempenho no mercado profissional. 

Para ampliar as discussões que estávamos realizando, em 2019, o INCT-InEAC participou da Chamada do CNPq – Feiras de Ciências e Mostra Científica e realizou a “I Feira de Ciências – Conflitos e Diálogos na Escola”, durante o ano de 2020. Foram cerca de 10 escolas que demonstraram o interesse de participar, com mais de 60 alunos inscritos. A participação dos alunos se deu através da produção de podcasts, cujos temas eram de escolha deles. Depois da realização desse evento, os melhores podcasts selecionados por uma banca externa à UFF foram contemplados com uma bolsa PIBIC/UFF/CNPq ensino médio (20 bolsas). Alguns dos resultados das duas edições podem ser conferidos no nosso site: http://ineacconflitosnaescola.uff.br/ 

A segunda edição da Feira de Ciências teve o financiamento do edital da FAPERJ nº 14/2021, do “Programa de Apoio à Organização de Eventos Científicos e de Inovação do Estado do Rio de Janeiro”, e do edital “SBPC vai às Escolas”. O evento seguiu o mesmo formato, sendo composto por uma série de atividades sequenciais ao longo do período de 2022. Além de atividades remotas, tivemos também rodas de conversa presenciais nas escolas participantes e o seminário de encerramento no IAC/UFF, com a presença dos alunos e professores das escolas participantes e a contribuição de professores da Universidade de Évora (Portugal), que avaliaram os trabalhos. Ao final da execução do projeto foram produzidos mais 16 episódios por quase 100 participantes de nove escolas estaduais de diversos locais do Estado do Rio de Janeiro. O podcast “Conflitos e Diálogos: pesquisas escolares” possui 38 episódios, que podem ser escutados através do link: https://open.spotify.com/show/14Uf9Rr1SYOktOGnHBrwKu 

No ano de 2023, realizamos o “II Ciclo de Rodas de Conversa do Podcast Diálogos e Conflitos: Pesquisas Escolares”, com o financiamento do edital “SBPC vai às Escolas”. Neste evento os estudantes que participaram da edição anterior da Feira de Ciências apresentam suas pesquisas e recebem os comentários de um professor da Universidade e um ex bolsista Jovens Talentos (FAPERJ) que já estiver estudando na Universidade. Tivemos quatro Rodas de Conversa que aconteceram em diferentes locais: duas no Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC/UFF), uma no CIEP 441 Mané Garrincha (Magé) e uma no CIEP 355 Roquete Pinto (Queimados). Participaram destas rodas de conversa estudantes das seguintes escolas: Colégio Estadual Pinto Lima (Niterói), Colégio Estadual Fernando Magalhães (Niterói), Colégio Estadual Santos Dias (São Gonçalo), Colégio Estadual Walter Orlandini (São Gonçalo), Colégio Estadual Brasil França (Niterói), Colégio Estadual Joaquim Leitão (Magé), CIEP 441 Mané Garrincha (Magé), no CIEP 355 Roquete Pinto (Queimados). (https://youtu.be/lOn0eWJA2rM?si=CSm2IwXwSrRS8cnb )

Ainda em 2023, a Feira de Ciências organizada pelo INCT-InEAC recebeu um novo título: “III Feira de Ciências Simoni Lahud Guedes: Conflitos e Diálogos na escola”, a fim de homenagear a professora da UFF in memoriam, Simoni Lahud Guedes, referência nos trabalhos de Antropologia e Educação. Por grande parte de sua carreira, ela foi professora do Ensino Básico Estadual do Rio de Janeiro, assim como parte dos organizadores do evento, e se empenhou para estreitar os laços entre a Escola e a Universidade, sobretudo, orientando abordagens etnográficas sobre educação (GUEDES; CIPINIUK, 2014).

Assim, inspirados pelo exemplo de nossa professora, este evento segue na tentativa de incentivar a iniciação científica na escola pública como forma de criar oportunidades para os estudantes se familiarizarem com as práticas da produção de conhecimentos científicos e para aproximar a Universidade do Ensino Básico. Cabe salientar que também em 2023 nossa experiência foi laureada como parte do Catálogo de Tecnologias Sociais da Universidade Federal Fluminense, lançado anualmente pela Divisão de Inovação e Tecnologias Sociais da Agência de Inovação (AGIR) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF. 

A partir dessas atuações, conseguimos ampliar o número de Laboratórios Escolares de Pesquisas vinculados ao INCT-InEAC e esperamos ampliar ainda mais com esta terceira edição. Os Laboratórios que até agora foram frutos de nossas atuações em escolas públicas são:

 

  • Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica (LEPIC) – Prof Marcos Veríssimo; Yuri Motta; Alice Magalhães – Colégio Estadual Santos Dias e CIEP 449 – Brasil França, Colégio Estadual Paulo Assis, Colégio Estadual Walter Orlandini
  • Laboratório Marginal de Pesquisa do Joaquim (LAMPEJO) – Prof Gabriela Cuervo – Colégio Estadual Joaquim Leitão
  • Observatório Antirracista – Prof Alexandre Magno – CIEP 441 Mané Garrincha 
  • Crias do Darcy – Prof Emilia Fernandes – CIEP 355 Roquete Pinto 
  • Laboratório Vivências Interdisciplinares da Antropologia (Laboratório VIdA) – Prof Talitha Rocha – Colégio Estadual Pinto Lima e Colégio Estadual Fernando Magalhães
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